
O livro “Metal Brasileiro: Ritmos Brasileiros Aplicados na Guitarra Metal – Novos Caminhos para Riffs de Guitarra”, possui enfoque no uso de fraseados e elementos das vertentes do ritmo de nosso país aplicados na guitarra direcionada ao metal.
O primeiro volume mescla a ginga do samba com a agressividade do metal o que resulta num “sotaque” diferente. Isto fica claro nos exemplos em que o mesmo riff de guitarra é gravado sobre uma levada de metal e de samba, que é de onde a ideia nasceu.
O livro possui mais de 30 riffs de guitarra desenvolvidos sobre diferentes levadas de samba como: Samba-Funk, Samba-de-Roda, Partido-Alto, Telecoteco, entre outros. E acaba de ganhar sua versão inglês e será distribuído também na Europa pela empresa Grahl & Nicklas Gmbh (www.grahl-ffm.de).
1ª Edição - Lançada em 2012
2ª Edição - Lançada em 2019

O primeiro volume (SAMBA METAL) foi publicado em janeiro de 2012. Prefácio escrito por Andreas Kisser (Sepultura).
O livro vem acompanhado de um CD, nele tem 64 faixas com exercícios e exemplos escritos em partitura para bateria, guitarra e tablatura. Tem como objetivo tanto um estudo rítmico e técnico, principalmente de mão direita para execução de palhetadas em riffs de metal, como também ajudar no processo criativo de riffs de guitarra. Também abre a possibilidade de estudos para bateristas, já que todos os exemplos acompanham partitura e tablatura para guitarra e partitura de bateria.
As levadas de samba foram gravadas por Lael Medina e as de heavy metal por Caio D'Angelo, baterista do Claustrofobia.
A capa do livro foi elaborada por Alex Spike, que também foi responsável pela arte do “Peste”, o novo álbum do Claustrofobia.
O livro ainda contém uma breve história de cada ritmo ou vertente do samba apresentado, inclui uma música da banda Claustrofobia e prefácio de Andreas Kisser (Sepultura).
Confira exemplos e estudos do livro no site www.metalbrasileiro.com