top of page

O Kroma demonstra através do seu trabalho de pesquisa interpretativa uma nova forma estética para a guitarra elétrica. 

 

O quarteto nasceu em 1999, a partir de um processo experimental embrionado no quarteto Quadrivium, idealizado pelo membro fundador Heraldo Paarmann  no inicio de 1997, quando concluía a faculdade de música - que vislumbrou a possibilidade de utilização da guitarra elétrica dentro do metié cameristico na formação de quarteto. 

 

Ao reunir os guitarristas Alexandre Spiga, Igor de Bruyn e Fabiano Rodrigues,  em 2001 lançam o primeiro CD pela extinta Abril Music, ganhando o status de o primeiro CD de um quarteto de guitarras da América Latina. Neste mesmo ano Alexandre de Orio assume o lugar de Fabiano Rodrigues.

 

A partir do aparecimento desta nova maneira de abordar a guitarra o Kroma passou a ser uma referência para que ao longo desses anos outros quartetos fossem criados por todo o Brasil. O repertório tem como objetivo apresentar aos espectadores e/ou ouvintes uma diversidade sonora numa releitura peculiar. Onde vários elementos do universo da guitarra são apresentados de uma forma tão ampla que o instrumento acaba se mostrando fora do segmento do qual ele é o maior representante, estamos falando do Rock and Roll e suas vertentes.

Saber tocar Rock, Blues, Heavy metal e Jazz com guitarra passou a ser algum muito comum no Brasil, hoje é absolutamente fácil encontrar escolas, professores particulares, métodos e uma infinidade de material que visa instruir e/ou formar instrumentistas entusiastas, porém, não há opções para formações camerísticas. O Violão possui basicamente três escolas : Popular, MPB Instrumental e o Erudito ( Clássico ). A guitarra brasileira tem suas escolas bem definidas e até segmentadas, mas dentro do universo camerístico raramente há compositores escrevendo obras para guitarristas. 

 

Todo o trabalho do Kroma demonstra um bom momento para reflexões, o público que acompanha este trabalho é sem dúvida um dos mais ecléticos e sem faixa etária, fazendo com que tenham uma oportunidade de ouvir obras de grandes nomes da música mundial que vai do pop ao erudito, do rock ao baião, da moda de viola ao blues, do jazz ao chorinho fazendo jus ao emblema da Globalização, onde a música é mundial e não pertencente a um país. A guitarra passou a ser entendida como um instrumento que não celebra apenas a rebeldia mas que pode encontrar um teor de nobreza relevante ao século 21.

Conheça mais do Kroma, acesse:

www.quartetokroma.com

QUARTETO KROMA

ALEXANDRE DE ORIO - OFFICIAL WEBSITE - All Rights Reserved 2016
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Website by Aline Leite

bottom of page