
Este trabalho é praticamente uma extensão do projeto “Metal Brasileiro”, livro de Alexandre, porém agora apresentado de uma outra forma, levando a teória para a forma prática.
O projeto nasceu no início de 2012, com uma parceria do músico Alexandre de Orio, guitarrista da banda Claustrofobia e do Quarteto de Guitarras Kroma, com o grupo de percussão Bateria S/A.
A proposta é apresentar grandes clássicos do metal e Rock and Roll numa formação peculiar, guitarra e percussão com instrumentos de samba. Os resultados são os mais diversos: além da simulação de uma bateria em si, a percussão pode trazer os mais diversos ritmos brasileiros, que se juntam aos riffs, gerando um massa sonora que traz o peso da distorção aliado ao peso do ritmo.
Além de alguns clássicos do metal e do rock o grupo tem como objetivo também um trabalho de músicas próprias explorando diferentes ritmos e os diversos instrumentos do grupo dialogando com a agressividade da guitarra.
A primeira música escolhida foi “Cowboys from Hell” da banda Pantera, devido à rítmica marcante do riff de guitarra, possibilitando um perfeito diálogo entre a guitarra e a percussão, sem perder o “peso” característico da música.
Para fechar, citamos aqui uma frase de Andreas Kisser (Sepultura) escrita no prefácio do livro “Metal Brasileiro” de Alexandre de Orio:
“Crie música sem preconceito”
Para mais informações acesse:
EXTENSÃO DO PROJETO
Versão da música "COWBOYS FROM HELL" da banda Pantera, mas com um tempero brasileiro.
Assista ao vídeo de Alexandre com a escola de samba universitária Bateria S/A